recado para orkut


HERANÇA (POR LUIZ GONZAGA PINHEIRO)

Herança

Qual a herança que deixarás para teus familiares e amigos?

Uma casa, um carro, um barco?

Tais objetos em breve tempo não existirão mais.

Deixa uma filosofia, o amor pelo trabalho, teu otimismo.

Deixa versos de esperança, uma música suave, uma árvore.

Assim serás lembrado a cada dia e louvado a cada noite.

Herança não é o amontoar incessante de coisas a serem transferidas com a tua morte

É o doar perene do que és.

Não te preocupes em demasia em imaginar qual o montante a ser deixado. Ele pode ser de palavras, de gestos, de sorrisos, de afagos.

Se não houver tais adornos no que deixas, teu filho se sentirá deserdado em plena abundancia material.

Herança é coisa para ser doada em vida.

Incentivo, compartilhamento, um não quando preciso, um sim quando necessário são partes desse presente.

Na chuva, cobre teu filho; no sol refresca-lhe a pele; no outono mostra-lhe folhas amareladas, isso dá margem a uma boa conversa sobre a vida e a morte. Mas é mesmo na primavera que o agradarás com a beleza das flores. Lembra-te de que isso não é perda de tempo, mas teu melhor investimento.

Teus filhos reclamam tua presença e dizes que estás a preparar-lhes o futuro.

E quando chega o futuro, nem sempre estás lá. Oferece quando possível tua presença e verás que ela será mais apreciada que os bens que amontoas.

Geralmente os filhos têm capacidade de gerarem seu próprio sustento, mas não têm o poder de se transportarem para junto dos pais quando suplicam suas presenças.

Aproveita o tempo. Brinca com eles de esconde-esconde, pega-pega, faz uma cabana com um lençol, com um giz um desenho no chão, e traz ao final do dia aquele pirulito que ninguém, nem mesmo os adultos ousam recusar.

Conta uma história onde haja um monstro que foi vencido por um garoto; dedica pelo menos uma vez por ano um dia só para ele. À noite, quando ele estiver cansado ensina-o a rezar.

Não espere que um professor ministre a ele versões teóricas de honestidade e de honradez. Transforma-te no exemplo. Assim quando o professor ministrar sua aula, a imagem que teu filho terá na mente será a tua.

Não espere teu filho cair e chorar para então correr e abraçá-lo. Abraça-o gratuitamente, faz alguma loucura saudável na companhia dele quando em vez, como tomar banho de chuva ou se lambuzar de sorvete.

Se tiver um jardim planta uma roseira em sua presença. Ensina o amor pela natureza e pela humanidade.

Assim agindo, mesmo que sejas pobre e nada de material possas ofertar no instante de tua partida, terás deixado uma herança incalculável e eterna.

Assim agindo, ao morrer ficarás com ele e o levarás contigo aonde fores. Serás a inestimável herança jamais superada, nem mesmo pelas moedas de um rei.

0 comentários: