recado para orkut

CULTIVANDO A PAZ

Cultivando a Paz












Gandhi gostava de contar para as pessoas essa história, para ajudá-las a compreender porque devemos cultivar a paz:

“Um rei da Índia antiga convidou todos os grandes mestres e filósofos do seu reino, pois queria saber o que era a paz. Cada um teceu sua teoria, mas o rei ficava sempre insatisfeito com as respostas. Certo dia, um professor estrangeiro foi visitar essa cidade e, apresentando-se ao rei, disse:

-Fora desse reino, vive um velho sábio, que pode responder a essa pergunta.

O rei partiu ao encontro do sábio e, quando chegou à sua casa, foi conduzido em silêncio até a cozinha. Lá, o velho homem pegou um grão de trigo, colocou na mão do rei e disse:

- Nesse grão está a resposta.
O monarca, que era orgulhoso demais para pedir explicações, levou o grão a seu palácio e guardou-o em uma caixinha de ouro. Todos os dias, abria a caixa em busca de algum tipo de resposta. Mas nada acontecia. Até que um dia, humildemente, resolveu voltar à casa do sábio e perguntou:

- Todos os dias, examino o grão de trigo, porém, não acho resposta alguma. Por favor, me explique o que está acontecendo.

- Vossa Majestade, se guardar esse grão numa caixa, nada acontecerá... talvez até apodreça. No entanto, se plantar esse grão dentro da terra, regá-lo com paciência todos os dias, ele começará a brotar e irá criar raízes. Depois, irá subir e se fortalecer com a luz do sol. E é através dessa amizade com os elementos da natureza – ar, água e terra – que poderá germinar, produzir campos de trigo e alimentar muitas pessoas.

Assim acontece com a paz. Se apenas a guardamos, em uma caixinha, dentro de nós, ela nunca dará frutos.

E esta é a mensagem de Gandhi: devemos aprender a cultivar as sementes de paz dentro de nós mesmos e levar essa paz para todos. Se a cada dia, mais crianças, jovens e adultos procurarem encontrar a paz dentro de si mesmos, o mundo será cada vez melhor. E um dia...

A paz terá dominado todo o planeta.


Ligia Miragaia e Maeve Vida

Do livro Gandhi, o Herói da Paz, série Heróis da Verdade – omnisciência

1 comentários:

Unknown disse...

EU AMEEEEEEI ESSE SITE,MEU SOBRINHO TB,,,MANDEI O LINK PRA ELE AI NO BRASIL...MORO NO JAPÃO...
PARABÉNS...